Dúvidas frequentes

Esclareça suas dúvidas

Pediatria

À medida que as crianças vão crescendo, a sua necessidade de sono vai sofrendo alterações, e o tempo que vão passar a dormir será menor. Além disso, é normal que uma criança mais velha se sinta curiosa com o mundo que a rodeia e com toda a informação que absorve ao longo dia – isso pode acabar por lhe tirar um pouco o sono. No entanto, continua a ser necessário que a criança durma e repouse tanto o corpo como o cérebro. Saber ao certo qual o tempo aconselhável para o seu filho dormir é uma pergunta que deve ser sempre feita ao pediatra.

A criança, especialmente em seu primeiro ano de vida, tem uma necessidade fisiológica de sucção. Além da amamentação, que garante a sua sobrevivência, a sucção também promove a liberação de endorfina, um hormônio que produz um efeito de modulação da dor, do humor e da ansiedade, provocando uma sensação de prazer e bem-estar ao bebê. De acordo com o Ministério da Saúde, a idade que deve ser estabelecida como limite para a o uso da chupeta é 3 anos, mas sua eliminação deve ser iniciada por volta do 2 anos para um melhor desenvolvimento da arcada dentária.

Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte. A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contém os agentes infecciosos. Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados

A vacinação reduziu a incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado – como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.

Antes de deixar de tomar uma vacina, pergunte ao seu médico a importância de toma-la. O ato de não vacinar o seu filho pode acarretar danos irreversíveis à saúde da criança.

É importante sempre avaliar o gráfico de crescimento da criança, e realizar alguns exames complementares. Quando indicado, o hormônio de crescimento é importante para a criança alcançar o pico de crescimento basal. É fundamental realizar um acompanhamento trimestral com o seu médico. Quando indicada, esta medicação pode ser obtida de forma gratuita por medicação de alto custo pelo governo.

A obesidade infantil vem aumentando, e predispõe outras doenças como diabetes, hipertensão e problemas ortopédicos. É muito importante uma orientação nutricional, realização de exercícios regularmente e para o tratamento alcançar sucesso, a família precisa auxiliar na alimentação adequada e equilibrada. A medicação é utilizada pouquíssimas vezes, mas o mais importante é a mudança dos maus hábitos.

Sim, principalmente quando não acompanhada. A diabetes é uma doença crônica e que provoca lesões em outros órgãos como rim, sistema nervoso periférico, alterações visuais, entre outros. No tratamento da diabetes infantil, além da alimentação adequada e realização de exercícios, a criança utilizará insulina de liberação rápida e lenta. Com os novos tratamentos, é possível a utilização de bomba de insulina, o que facilita o controle da glicemia e melhor prevenção das outras patologias associadas à diabetes.

Ginecologia

Não deve ser utilizado como um método anticoncepcional, apenas ser usado quando ter relação no período fértil sem proteção ou rompeu o preservativo usar Pozato uni (levonogestrel de 150 mg) nas primeiras 24h, pois a falha é menor apesar de poder tomar até 72h, mas as falhas serão maiores.

Iniciar não apenas como método para evitar gravidez indesejada, também indicado em casos de aumento do fluxo menstrual, dores intensas e irregularidade menstrual, anovulação crônica.

Sempre iniciar no primeiro dia da menstruação e utilizar os mais modernos e até os LARCS, que são métodos de longa duração e mais eficazes que os anticoncepcionais via oral: as pílulas.

Mas os casos devem ser individualizados e discutidos com seu ginecologista.

Nem toda secreção vaginal é corrimento. Na nossa flora vaginal existem bactérias e lactobacilos que protegem a nossa vagina.

Corrimentos de odor fétido, que causa prurido e dor durante a relação sexual devem ser pesquisados e tratados sob orientação médica.

Para prevenir corrimento é saudável utilizar roupas leves e folgadas na região vaginal, dormir sem calcinha para a vagina respirar e sempre se limpar da frente para trás e se necessário fazer um banho de assente utilizar chá de camomila que não altera o ph vaginal e procurar seu ginecologista o mais breve possível.

O sangramento uterino anormal sem causa de patologias como mioma, pólipos, tumores ginecológicos deve ser orientado pelo seu ginecologista.

Sangramentos abundantes e frequentes podem causar anemia, fraqueza, mal estar e devem ser corretamente pesquisados e orientados.

Descartar alteração de coagulação como a doença de von de Willebrand, que uma alteração genética mais frequente que causam hemorragias frequentes por alteração na coagulação e com exames de sangue específicos como HMG, fator V, fator von willebrand, pesquisa de ristocetina, coagulograma, fator VIII e agregação plaquetária.

Utilização de medicamentos que diminuem o fluxo menstrual como tranexamico e anti-inflamatórios podem ser utilizados e também a utilização de anticoncepcionais ou SIU medicado, como o diu mirena com levonogestrel por isso é fundamental ir ao ginecologista quando apresentarem sangramentos frequentes e abundantes sem causa patológica.

duvidas frequentes

A dispareunia, dor na relação sexual, não é algo normal se dificulta a mulher ter relação sexual com seu parceiro e sangramentos durante o coito. É necessário ir à uma consulta com seu ginecologista para ser examinada e avaliar a presença de pólipos, "ferida" no colo uterino, infecções ginecológicas.

Consulte o seu ginecologista a cada 6 meses e se sentir algo anormal é fundamental passar em uma avaliação com ele.

Existem algumas vacinas fundamentais para prevenir doenças e evitar a manifestações de doenças na comunidade. Dentre elas, podemos citar:

A tríplice viral MMR em casos de risco de sarampo, não podendo estar gestante.

Vacina da gripe, que deve ser tomada anualmente por gestante e não gestantes.

Vacina de HPV devem ser orientadas nas meninas e meninos para prevenir DST e Carcinoma de colo uterino e Carcinoma de pênis, e em mulheres adultas existe indicação precisa em alguns casos.

Vacina da hepatite B deve ser dada em mulheres que não foram vacinadas e em gestantes quando incompletas ou não soroconversão.

Vacina da febre amarela em pacientes indicadas e não imunodeprimidas, uma dose completa apenas.

Vacina para herpes zoster em mulheres com mais de 50 anos e com indicação e não podem estar em fase aguda de lesões herpéticas, só após 3 a 4 semanas. Dose única.

DTpa e DT devem ser dadas a cada 10 anos e nas gestantes a DTpa por causa da coqueluche deve ser feita a cada gestação.

Outras vacinas são orientadas de acordo com locais e epidemias que estiverem ocorrendo onde você mora, sendo fundamental se orientar com seu médico.

A Síndrome Urogenital da mulher (SUGM) consiste em sintomas genitais, sexuais e urológicos na mulher como queimação, ardor, dor, vagina larga, perda da libido, lubrificação, urgeincontinência, entre outros. Existe um tratamento com laser de CO2, microablativo intravaginal que provoca uma inflamação e estimula os fibroblastos a produzirem colágeno, melhorando a funcionalidade do assoalho pélvico e melhorando muito os sintomas na vida e saúde da mulher.

Este tratamento é o que existe de mais moderno e atual para a melhora da SUGM. Necessita de 3 a 4 sessões mensais e uma manutenção de uma sessão anual.